sábado, 12 de janeiro de 2013

ACORDANDO O MUNDO


ACORDANDO O MUNDO

Ridendo castigatum mores

Os que leram neste blog a cronica “SÓ OS PESOS PESADO”, seguramente, se aperceberam da abordagem bem humorada do tema, não obstante a sua seriedade e complexidade, vez que trata de assunto tão delicado que é a fé.
Entretanto, esse é justamente o cerne da questão. A que se propõe esse blog? 

 Não nos arvoramos em estrelas guias ou mesmo  portadores de verdades absolutas, iquestionáveis. Não! é justamente o contrário. Queremos, através de cronicas alegres, revestidas de uma ironia refinada, despertar nas pessoas que demostrarem a paciencia de nos ler, o espírito questionador, curioso, insaciável em sua busca da verdade.

Temos abordado os temas mais variados, não queremos nos prender somente à política ou à religião. Não! qualquer assunto que possa ser usado por uma minoria para encabrestar uma pessoa que seja, é do nosso interesse. Se apenas um “acordar”, estaremos felizes, não com a sensação de dever cumprido, porém animados a continuar a acender velas a cada vela que se extingue. Fiat lux.

A verdadeira ignorancia não está na falta de conhecimento, e sim na ilusão de possuí-lo. Muitas pessoas repetem citações deste ou daquele livro sagrado ou profano, sem nunca sequer te-lo folheado. Embalados apenas por interpretações quase sempre equivocadas ou propositalmente deturpadas. O que é grave em tudo isso é que fazem disso um verdadeiro manual de intruções de viver e acabam sempre sugados por algum tipo de preconceito, seja religioso, étinico ou de tendencia.

Doravante, assumiremos posições que incomodarão todos os hipócritas do mundo, não temos medo do que pensarão, pois o pensar equivocado tem acopanhado o homem desde que ele tomou consciencia de sua condição de ser evoluido.

Os intransingentes e intolerantes estão de plantão e eles não descansam nunca, não queremos agir à guisa de iconoclastas. Todavia, não podemos aceitar que as trevas perdurem além do que deveriam perdurar.

Temos sido alvos de ataques desnecessários. Temos visto que grupos religiosos que professam uma creça fundada em valores dualistas que deveriam permanecer no sec. II, quando a palavra heresia foi cunhada. Quando o bem e o mal, o preto e o branco, a noite e o dia determinavam de que lado se deveria ficar. Ora, não lhes direi o que devem fazer, pois a consciencia humana limpa é o grande norteador das decisões acertadas.

Não queremos seguidores, pouco nos importa o número de pessoas que acessem nosso blog. Nos importa quem esteja realmente interessado na evolução do pensamento humano, no altruismo, na idéia geral de que a espécie humana é originária de um mesmo ramo de seres.

Queremos formar um exército  de seres humanos que mereçam esse status. Que não sejam tolerantes com o preconceito de qualquer natureza, com a injustiça, com a fome de seu semelhante, com a impassividade diante da dor da mulheres estupradas, das crianças molestadas, nas minorias étinicas humilhadas, principalmente diante do não se importar com nada, pois, quando o ser humano perde essa capacidade de emocionar-se com o desespero daquele que está ao seu lado, certamente se esqueceu de sua condição gregária. Nesse momento, os lobos e suas matilhas passam a ter mais valor que nós!

Aos homens inteligentes!!! O que tem movido o mundo é nossa curiosidade científica, nossa isenção quando apreciamos o que é relevante, e principalmente, como bons agnósticos, a busca livre e descompromissada com qualquer credo, das verdades que realmente deveriam importar à espécie humana.

Não somos judeus, cristãos, hindus, islamitas, apenas pessoas racionais que elevam o ser humano acima de qualquer ideologia que coloque o homem contra o homem!

Post scripitum: Sempre olhem debaixo do tapete...

By Douglas Maertinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário